Períodos de seca e cheia do rio Amazonas


O rio Amazonas tem uma extensão de 7.008.370 km² e possui vários nomes e diversos afluentes em seu curso no Peru. Em fronteira com o Brasil, ele recebe o nome de Solimões, no município de Tabatinga, estado do Amazonas. É quando ele segue o seu curso para encontrar o Rio Negro, que fica próximo a cidade de Manaus, onde recebe o nome de Rio Amazonas.

Além de percorrer territórios do Peru, Brasil, Colômbia, Bolívia, Equador, Guiana e Venezuela, no Brasil o rio se estende por 3.843.402 km² e banha os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima, Pará e Mato Grosso. Por possuir afluentes em ambos os lados de suas margens, e por estarem nos dois hemisférios (norte e sul), ele tem dupla captação de águas das cheias de verão. Com o degelo nos Andes e a estação de chuvas na região Amazônica, ocorre o fenômeno das cheias que atingem os municípios que estão nas margens dos rios Solimões, Amazonas, Tapajós, Negro, Juruá, Purus, Japurá, Madeira, entre outros.

Com a cheia de 2011, o rio Tapajós atingiu 7,48 metros e foi considerada a maior cheia dos últimos tempos. Já no período da estiagem, o fenômeno das secas também atingem a região; em 2010 ocorreu a maior seca dos últimos 100 anos.

Entenda como as margens ficam durante estes períodos:

Fevereiro a Julho

Em fevereiro, aos poucos as águas começam a encher o Lago. Início da estação da cheia. A partir de Maio já temos a floresta inundada com a chance de conferir as belas paisagens nativas nos igapós e igarapés. Clima ameno.

Agosto a Janeiro

Em agosto as águas do Lago começam a recuar, dando início a estação da seca que fica mais acentuada em outubro quando, também, começa a elevar a temperatura. Temos clima quente.

Observações:

  • Os meses característicos de chuva na Amazônia são março e abril. Mas chuvas são imprevisíveis e podem acontecer em qualquer mês do ano. Por isso, recomendamos que os hóspedes tragam capa de chuva.
  • Se algum passeio não puder ser realizado, será por motivos de força maior da natureza (relâmpagos, raios, tempestade…), nosso guia dará as devidas explicações.

Independente do período que você escolher, a sua experiência vai ser incrível do mesmo jeito. Estamos te esperando aqui no Tariri 🙂

Fonte: Toda Matéria https://goo.gl/cromSW

Print Friendly